Anderson - 31,5 milhões + 1,5 - Manchester United
Pepe - 30 milhões - Real Madrid
Ricardo Carvalho - 30 milhões - Chelsea
Lisandro Lopez - 24 milhões (possíveis 28) - Lyon
Bosingwa - 20,5 milhões - Chelsea
Paulo Ferreira - 20 milhões - Chelsea
Quarema - 18,6 milhões mais Pelé - Inter de Milão
Lucho Gonzalez - 18 milhões (possíveis 24) - Marselha
Maniche - 16 milhões - Dinamo de Moscovo
Jardel - 16 milhões - Galatasaray
Deco - 15 milhões + Quarema - Barcelona
Zahovic - 13,5 milhões - Olympiakos de Pirée
Jorge Andrade - 13 milhões - Deportivo da Coruna
Seitaridis - 10 milhões - Dinamo de Moscovo
Hélder Postiga - 9 milhões - Tottenham

Top 15 das transferências tirado do blog PORTOGAL.

O que podemos concluir a partir daquí?
  • Que as equipas inglesas são realmente as que fazem maiores investimentos (apesar do Real Madrid e o CR9);
  • Que grande parte destes jogadores, quando saíram do clube, não tiveram o mesmo sucesso e, passo a falar de alguns casos:
Anderson, a transferência do topo da lista. Pouco jogou no Porto e deu mais que falar! Jogava bem, encantava os estádios, mesmo os adeptos de outras equipas.

Pepe, era o grande defesa do FC Porto, juntamente com Bruno Alves. Foi para o Real e... Nada, umas agressões pelo meio, de resto, nada, ou quase nada.

Ricardo Carvalho, sim é verdade que conseguiu ser digno de uma equipa como o Chelsea, e foi considerado um dos melhores centrais do mundo, mas esta época tudo mudou.

O Paulo Ferreira, que no Porto era importantíssimo, tal como o Ricardo Carvalho, em Inglaterra não teve a mesma sorte que o seu colega. Não chegou a ter a fama que teve o Ricardo Carvalho. O que fez mais foi.. Aquecer a cadeira do banco de suplentes.

Quaresma, o coitado dava um show no Porto. Chegou a Itália e ainda marcou um golaço de trivela mas viria a ser emprestado ao Chelsea. e do Chelsea passava para o Nápoles.. Este ano Mourinho diz que lhe vai dar mais uma opurtunidade. Veremos o que irá acontecer.

Deco, teve uma bela época no Barcelona, portanto penso que foi um bom investimento para a equipa espanhola. Mas mudou-se para o Chelsea e aí já não foi a mesma coisa.

Jorge Andrade ainda deu que falar no Deportivo, mas quando passou para a Juventus..

Já de Zahovic não posso falar, pois nunca o vi jogar.


Nota: Este post tem como objectivo informar o(s) leitor(es) das transferências dos jogadores. A última parte é sobre os jogadores e o seu desempenho nos clubes, não tendo o FC Porto nada haver com o bom ou mau desempenho, pois se em Portugal funcionava e no estrangeiro não é óbvio que ou é o jogador ou o clube.

0 comentários: