Image and video hosting by TinyPic

Boa Noite a todos os portistas e não só.
Hoje decidi começar a falar sobre o plantel portista deste ano, comparando alguns jogadores actuais com 'lendas' do passado, se é que assim se podem chamar.
A baliza, mais precisamente os guarda-redes. Actualmente contamos com três guarda-redes no plantel principal, visto que emprestámos o Ventura ao Olhanense (de Jorge Costa) e comprámos o Beto ao Leixões. No princípio do Tetra, a baliza portista era ocupada pelo mítico, Vitor Baía. E assim continuou durante uns tempos, até que o Helton foi conquistanto a confiança de Jesualdo. Eu pessoalmente era um grande admirador das defesas do Baía e muitas vezes pensava mesmo na incrivel capacidade do Vítor estar parado quase um jogo inteiro (isto é, sem ter de fazer grandes defesas, pouquíssimas no jogo [devido aos bons defesas que o Porto tinha]) e no final, quando um avançado da equipa contrária faz um remate potentíssimo ou com bastante efeito, lá estava o Baía para não deixar a bola passar para dentro das redes!
Já quando chegou o Helton, lembro-me de ouvir especialmente: "Ele é um especialista em penálties!" o que me agradou imenso. Logo no jogo de estreia se não me engano, houve um penáltie a favorecer o adversário e.. o Helton não defendeu. Mas pronto, não era por um.. Comecei a gostar do Helton, que parecia substituir bem o Baía, apesar de, na minha opinião não o igualar, mas isso são opiniões. Passando à frente, há cerca de 1 ano fui ficando farto do Helton, parecia-me que estava a ficar, enfim, menos eficaz. Jesualdo Ferreira deve ter achado o mesmo, então pôs o Nuno a titular, como quem dá uma segunda opurtunidade. Ainda pior. O Helton foi voltando ao seu nível, e agora que apareceu o Beto, muito sinceramente, estou mais aliviado. Espero que talvez me faça lembrar o Baía, português, com talento e eficácia.
É esperar para ver, mas lembro-me também que Beto (isto já na época 2008/2009, ao serviço do Leixões) era um dos guarda-redes (ou mesmo o guarda-redes) com menos golos sofridos e quando defrontou o Porto deixou logo passar uma data deles. Mas como já disse, não se avalia um jogador por um jogo, nem pelo bem, nem pelo mal.
Resumindo, penso que esta aposta no Beto é uma mais valia para o plantel, visto que o Nuno já não está no seu melhor nível e pode ser que assim acorde o Helton e que o obrigue a uma concorrência.

0 comentários: