Boa exibição e... temos craques!

Dia ensolarado na cidade do Porto, e calor, diga-se de passagem. Faltavam ainda muitas horas e já eu pensava no jogo de hoje. O dia foi passando até que chegaram as 18 horas. Esperava-se uma cerimónia bonita e assim foi. O habitual Dragão Chinês preencheu o bonito relvado do Estádio do Dragão. Chegava a hora da chamada dos jogadores e equipa técnica ao palco que se encontrava no centro do campo. A transmissão no site oficial funcionava às mil maravilhas mas... Sem som. Os jogadores foram chegando, um a um, e o som continuava ausente. Eu e mais cerca de 400 mil pessoas víamos a apresentação aos sócios e simpatizantes pela internet, pelo site oficial. Fucile e Álvaro Pereira não estavam, devido à prolongada presença no Mundial realizado na África do Sul. O jogo lá começou, e animado.
Boa primeira parte. aos 20 minutos de jogo, João Moutinho cruza e Fernando (1 dos aniversariantes do dia) cabeceia a bola para o fundo das redes. Apenas quatro minutos depois o brasileiro Hulk remata de longe, muito longe, e faz explodir o estádio. Que golo, que golo! Estava feito o segundo golo, e o segundo de um aniversariante. O curioso? Hulk celebra hoje 24 anos de idade, e o golo foi apontado justamente no minuto 24.
Apenas decorridos mais três minutos Rafa (Emídio Rafael) toca com a mão na bola dentro da área que na altura era defendida por Helton e o árbitro assinala grande penalidade, que Cassano converteu. Estavam feitos todos os golos da partida mas o bom futebol continuava. O mesmo Rafa teve alguns momentos de nervosismo e cometeu alguns erros defensivos, mas ofensivamente esteve bem e será com certeza uma questão de se habituar à equipa.
Quando a Rodríguez, o velho Rodríguez, também conhecido por Cebola, encontra-se numa má forma física, considerado por alguns como "gordo" (perdoem-me a expressão) pelo que terá, obviamente, e continuar a treinar e ganhar ritmo. Se o uruguaio não voltar rapidamente à sua melhor forma vê o seu lugar ser seriamente ameaçado pelo compatriota de Falcao, James. O mesmo James esteve hoje muito bem, com uma exibição muito segura e grandes remates. Noto ainda que tem bastante jeito para mercar os cantos, pelo que é uma área em que temos de apostar. Na maior parte do tempo de jogo fomos superiores e efectuámos mais remates.
Aos 79' minutos de jogo Radamel Falcao, que hoje ficou em branco, foi substituído por Ukra mas.. A braçadeira não podia ir com o colombiano para o banco e o nosso melhor marcador da época passada decidiu entregar a Castro, que havia entrado à cinco minutos atrás, e que no seu segundo/terceiro jogo esta época era já capitão de um dos grandes do futebol mundial.
De destacar ainda um erro da arbitragem, que aos 69' minutos não marcou um penalty contra a Sampdoria, por mão na bola.
Viram-se ainda alguns pormenores interessantes do Souza.

Começa-se a ver uma grande equipa, com tudo para voltar a vencer o campeonato nacional e quem sabe, a Liga Europa.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parece que hoje vamos ter uma grande apresentação, o Walter não sei se joga de inicio ou não é só uma questão de ver.

abraço.

http://azul-branco-azul.blogspot.com

Tiago Araújo disse...

Boas,

2-1!
Bom começo para o FCPorto!!!!

abraço

http://campeoesfcporto.blogspot.com

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Para quem aprecia futebol, tem de ir vê-lo no estádio.

O que se vê num ecrã, mesmo que seja melhor do que na net (fcporto.pt), é sempre um "filme" que copia a realidade.

Sendo assim e porque quem foi ao Dragão não deixará de o fazer nos blogues que sigo, vou ler os seus comentários e confrontar as suas opiniões com as que eu próprio formei sobre o jogo virtual que vi (em fracas condições).

Porque se anda já para aí a falar em Ferraris sempre direi que o nosso "Jaguar" saíu da oficina novinho em folha para mais um teste.

As peças novas que lhe colocaram no motor parecem contribuir para o aumento de rendimento das mais antigas e a "perfomance" foi muito substantiva.

E a "formatação", que o especialista em informática fez, vai certamente melhorar para, a 7 de Agosto, estar muito bem preparado para a primeira corrida, a "´serio"...

O sorriso dos portistas já suplanta o da própria EDP...

dragao vila pouca disse...

Evolução

Quem viu o jogo frente ao Ajax e viu este, notou uma melhoria clara, nítida da equipa portista. Muito mais compacta, muito mais agressiva, muito mais organizada e a durar muito mais, junto a uma pressão alta e uma posse de bola, que em alguns momentos, foram uma espécie de regresso ao passado, antes de Jesualdo. Houve uma notória evolução do jogo portista e se ainda há muito a melhorar, quem foi hoje ao Dragão, já saiu de lá com outra cara, outro estado de espírito e no meu caso, com uma certeza, a certeza que temos treinador. Temos treinador, meus caros, porque perante tantas incertezas, tantas indefinições, com tudo o que isso significa e fazer evoluir a equipa tanto, numa semana, é motivo para estarmos optimistas em relação a André Villas-Boas. Até agora, se há quem não esteja a corresponder às expectativas, não é o jovem treinador do F.C.Porto... Disse atrás que há coisas a melhorar e o que há a melhorar é principalmente na defesa. Não há boas equipas sem boas defesas - embora hajam excepções à regra: estou a lembrar-me, por exemplo, do Brasil em 70 - e sem um bom guarda-redes. Se na baliza, estamos bem com Helton, Beto e Kieszek, se Maicon e Rolando, garantem alguma segurança no centro e Álvaro é uma certeza, com um bom substituto, E.Rafael - a partir de agora, Rafa. Vá lá saber-se porquê...- para a lateral-esquerda, já no centro e se Bruno Alves sair, temos de ir ao mercado e contratar um jogador de qualidade. Sereno, voltou a não me convencer e se for só o que tem mostrado...meu querido André Pinto! Para o lado direito as coisas são semelhantes. Não gostei de Miguel Lopes, nada mesmo e Sapunaru, embora melhor, não me dá garantias totais. Também aqui, se Fucile sair, o ideal seria contratar alguém, mas com dois laterais apresentados, tenho algumas dúvidas que seja essa a opção.

Muito gente boa no meio-campo. Fernando muito bem e muito mais capaz de ir à frente. Bem Belluschi, J.Moutinho, Souza - este rapaz tem pinta! -, menos bem Rúben Micael, a acusar a paragem, muita sofreguidão em Castro a querer mostar serviço depressa e depressa e bem...e ainda falta Guarín...Meireles, se não sair será a surpresa do defeso.

Idem para o ataque. A Falcao, só está a faltar um bocadinho assim...Hulk, continua com alguns defeitos do passado, mas é capaz de resolver e de que maneira!, James - chico, você me encanta! - quer ter bola, pede bola, assume, vai para cima...e marca maravilhosamente os cantos. Tentou marcar livres, mas ainda lhe falta estatuto. Grande regresso de S.Varela. Esteve parado quantos meses? Não se notou nada! O Cebola, já esteve melhor, mas ainda longe do que pode fazer e Ukra, jogou pouco e a ponta-de-lança...

Um abraço

Dragaopentacampeao disse...

A equipa em crescimento, foi a constatação mais positiva retirada do jogo de apresentação de ontem.

Nota-se melhoria e entrosamento crescentes, que tornam o conjunto mais harmonioso e competitivo.

Os reforços começam a justificar a aposta à medida que a adaptação avança e os receios vão desaparecendo.

Gostei de alguns períodos de bom futebol e das exibições de Maicon, Fernando, Moutinho e Hulk.

Quanto aos «casos» Walter e Kléber, por muita estranheza que possa causar, entendo que a SAD sabe o que está a fazer. Apesar deste arrastar, aparentemente indefinido, da situação de ambos, não tenho quaisquer dúvidas que apenas se prendem com a defesa intransigente dos superiores interesses do FC Porto.

Por isso recomendo muita calma e confiança em que tem o dever de resolver.

Um abraço

Anónimo disse...

Existe da minha parte alguma desilusão de como toda esta epoca esta a ser delineada desde os jogos sem transmissão televisiva, a risco da contratação do treinador, jogadores com alma portista com desejo de sair, capitão Falcão, e contratações atrapalhadas com jogadores que não conheço e que me parecem não passar de promessas e mesmo assim andamos em novelas...

Quanto as transmissões televisivas sinceramente não percebo e nao me venham com a conversa de o clube dos ursos ganham muito e nos tambem queremos isso é conversa da treta e quem se lixa somos nós adeptos.

O AVB é um tiro no escuro e nao me venham que ele fazia grandes graficos e que é poliglota porque treinou UM ano portanto vamos ver...

Falcão o meu jogador preferido mas capitão?!?!?!?!?!!?!?!?! Isto é PORTO não é o clube dos ursos ou dos mariamelias!!!!!!

Walter e Kleber quem são?!?!?!?!?! Para andarmos a ser gozados por empresarios e por um presidente ridiculo... Walter vem de uma lesao gravissima e o Kleber não fez mais de 10 jogos a titular!!!!

Eu acredito que como é obvio quem lá anda sabe mais disto a dormir do que eu acordado e que o AVB é um treinador à Porto que o Falcão pelo pouco tempo que cá esta já assimilou toda a mistica portista e que o Walter e o Kleber são jogadores para pegar de estaca!!!!

Oxala me engane pois nada me dá mais gozo do que vencer e esmagar o clube dos ursos.

Duite