Poste, Poste, Penalty, Poste, Poste

Com cinco 'P's se escreveu o jogo desta quarta-feira entre Atlético de Madrid e Futebol Clube do Porto. Com cinco 'G's se escreveu o jogo desta quarta-feira entre Zenit de São Petersburgo e Áustria de Viena e, por último, com uma palavra se define o fracasso do Futebol Clube do Porto nesta edição da Liga dos Campeões: incompetência. Foi Paulo Fonseca quem o disse.

Pouco ou nada há a dizer depois de uma campanha tão vergonhosa como esta na competição mais importante do mundo no que ao futebol diz respeito, na competição que já vencemos por duas vezes e na qual costumamos ser considerados como uma das equipas a 'abater'.

Sinto-me em baixo. Pela primeira vez desde que me lembro (e, provavelmente, desde sempre) saí do sofá antes do final da primeira parte. a história repetir-se-ia antes do final do jogo, com a minha pessoa a abandonar os metros quadrados que circulavam a televisão. Não aguentei. Não aguentei testemunhar tamanha falta de eficácia, tamanha estupidez. Que me desculpem, caros leitores, mas é essa a palavra. Estupidez, incompetência, tudo menos um bom produto final.

Com cinco 'P's se escreveu o encontro, e qual deles o mais escandaloso, mas há um outro 'P' que neste momento me incomoda. E é um 'P' de Paulo. O mesmo Paulo que eu defendi assim que foi oficializado enquanto treinador do Futebol Clube do Porto. O Paulo Fonseca que eu apoiei quando se sentou pela primeira vez à frente da equipa,  o mesmo Paulo Fonseca cujo lado eu vi e compreendi mesmo quando as primeiras críticas começaram a surgir. 

Basta. Basta de incongruência, de incompetência, de desperdício. Algo (para não dizer tudo) tem de mudar. Este não é o Futebol Clube do Porto que eu conheço, que eu cresci a ver jogar. E não falo de segundos lugares, porque esses são normais em todo e qualquer campeonato quando disputado várias vezes. Não falo sequer de uma derrota ou outra, porque essas são igualmente naturais. Falo, sim, do que se passa dentro do campo. Mais especialmente do que não se passa dentro do campo, do futebol que não se joga. Basta.

0 comentários: