45 minutos de luxo não foram suficientes

Enquanto, em França, o PSG vencia a Supertaça frente ao Bordéus e o Mónaco de Falcao e James Rodríguez vencia o Tottenham de Villas Boas por 5-2, do outro lado do canal da mancha o Futebol Clube do Porto e o Galatasaray inauguravam a sexta edição da Emirates Cup, naquele que prometia ser um dos jogos mais equilibrados da competição amigável organizada pelo Arsenal.

Como previsto anteriormente neste espaço, seria um dos jogos mais complicados que a nossa equipa disputaria na presente pré-temporada, dado que do outro lado do campo estariam jogadores como Felipe Melo, Didier Drogba e Wesley Sneijder, ou mesmo o guarda-redes Fernando Muslera, e assim foi. 

Se no primeiro tempo o conjunto azul e branco, hoje apresentado com o equipamento alternativo, levou claramente a melhor, protagonizando os maiores lances de perigo e de brilho a nível individual, no segundo período a equipa do Galatasaray elevou o nível de jogo - que, aliado à redução de rendimento, acabou por resultar na primeira perda de 'pontos' da época de 2013/2014.

Lances chave do encontro: Basta uma rápida recapitulação do encontro para se perceber que perdemos por culpa própria. Os lances foram criados, bem estudados e desenvolvidos mas a bola não entrou nem em jogo corrido nem da marca de grande penalidade, sendo que Jackson Martínez e Lucho González fizeram questão de recordar os dias mais negros da época passada ao desperdiçarem duas oportunidades de ouro que poderiam ter decidido o encontro. Do outro lado, o Galatasaray não perdoou e concretizou o penalty de que dispôs.

Falta de rotação do plantel deixa algo por desvendar: Apesar de se tratar de um dos últimos jogos de preparação, o que força a que o treinador aposte numa estratégia mais semelhante àquela que pretende utilizar na grande maioria dos jogos oficiais que em breve se iniciarão, era esperada uma maior rotação de todo o plantel, em especial devido à disputa de um outro encontro menos de vinte e quatro horas depois.

»Ainda assim, Paulo Fonseca optou por manter em campo grande parte dos jogadores que entraram no Emirates Cup na condição de integrantes do onze inicial, talvez à procura de imprimir maior ritmo de jogo para as próximas semanas, nas quais a equipa terá já de disputar a Supertaça Nacional e as primeiras jornadas da Liga Portuguesa.

Este domingo, e novamente às 14h, será a vez dos Dragões medirem forças com o Nápoles (vice-campeão italiano e que este ano promete voltar a lutar pelo título), que hoje empatou com o Arsenal por 2-2.

Publicado originalmente n'O Olho Azul e Branco.

0 comentários: