Com classe se conquista o primeiro título da temporada

Um jogo, três golos, um troféu. Esta seria a forma mais simples de descrever a noite de hoje do Futebol Clube do Porto, mas tão boa exibição não merece tal limitação - vamos então desenvolver um pouco mais.

De ano para ano, o adepto portista tem já o hábito de celebrar a vitória azul e branca no primeiro jogo oficial da respectiva temporada, que por consequência permite à equipa arrancar a época com a conquista do seu primeiro troféu. 2013 não foi diferente e, esta noite, com uma exibição ao mais altíssimo nível e que impediu o adversário de sequer realizar qualquer remate digno de ser considerado perigoso, o tricampeão nacional conquistou a sua vigésima Supertaça Cândido de Oliveira, vencendo o Vitória Sport Clube, de Guimarães, por 3-0.

Com Licá inserido no onze inicial, naquela que era a maior surpresa da estreia oficial de Paulo Fonseca ao comando dos Dragões, desde cedo deu para perceber qual das equipas entrava em jogo com maior poder de fogo, como aliás era expectável. O que não era esperado era, talvez, que avançado português de vinte e quatro anos contratado ao Estoril Praia no presente defeso apontasse o primeiro golo do encontro logo aos cinco minutos, respondendo da melhor forma a um excelente cruzamento de Lucho González.

Para quem criticava o triângulo invertido que Paulo Fonseca havia implantado, esta foi também uma prova de que as tácticas aplicadas pelo treinador português têm pés e cabeça e não alteram de forma alguma as intenções ofensivas do Futebol Clube do Porto, como viria mais uma vez a ser de fácil observação aos 17' e aos 45' minutos, quando Jackson Martínez e Lucho aumentaram a vantagem. 

Com nove jogadores 'da casa' inseridos no onze inicial, aos quais se juntava ainda o também conhecido Fucile, Paulo Fonseca mantinha a estrutura da equipa e pouco arriscava com os novos reforços, vindo mais tarde a permitir a Josué (seu conhecido dos tempos no Paços de Ferreira) e Juan Quintero (um dos mais talentosos jogadores que ao FC Porto se juntou nos últimos anos, sendo apontado como um dos jovens mais promissores do futebol mundial) estrearem-se em jogos oficiais. A resposta foi rápida e bastante positiva, dado que como toda a equipa os jogadores em questão mostraram pormenores bonitos e eficazes que contribuíram para as iniciativas ofensivas.

De facto, pouco ou nada há a criticar, pois a abertura de época oficial foi de tal forma feita com qualidade e autoridade que é difícil (e desaconselhável) pegar no encontro por alguma ponta negativa. Feitas as contas, são já vinte as Supertaças conquistadas pelo Futebol Clube do Porto (cinco delas de forma consecutiva), que este ano se tornou na primeira equipa a erguer o troféu renovado da competição.

É ainda de destacar o brilhante apoio que todos os espectadores presentes no estádio, independentemente das cores que defendiam, prestaram aos seus conjuntos, num espectáculo exemplar e que merece ficar para sempre eternizado como um exemplo do que é o futebol dentro e fora do campo.

Publicado originalmente n'O Olho Azul e Branco.

0 comentários: